EXISTE “FITOTOXICIDADE ZERO”?

eletroforese – seletividade herbicidas
22 de maio de 2017
Show all

EXISTE “FITOTOXICIDADE ZERO”?

 

A seletividade dos herbicidas tem sido muito considerada entre produtores, técnicos e gerência agrícola de usinas de cana-de-açúcar.  É comum que o profissional do agronegócio se preocupe com o visual das plantas de cana-de-açúcar após a aplicação dos herbicidas. Dentro desse universo surge o conceito de “fitotoxicidade zero”, o que é irreal porque qualquer que seja o tratamento herbicida algum efeito negativo será causado na planta. A ausência de fitotoxicidade somente é obtida se o manejo de plantas daninhas for feito por capinas manuais.

“Fito Zero”

Entretanto, o benefício proporcionado pelo tratamento herbicida, em reduzir a competição entre plantas daninhas e cultura, supera os prejuízos causados pela sua toxicidade. Geralmente, os tratamentos herbicidas aplicados de acordo com a recomendação técnica controlam acima de 90% as plantas daninhas do canavial e podem impactar em até 8% a produtividade. Ao contrário, se o canavial for deixado a livre concorrência com as plantas daninhas a produtividade pode ser diminuída em até 85%.

Fazendo analogia ao dito popular, o profissional do agronegócio opta por perder 8 ou 80% da produtividade! Aplica-se herbicida e pode perder até 8% ou não aplica e pode perder até 85% da produtividade.

Intensidade nos sintomas de intoxicação

Sintomas do herbicida clomazone em cana-de-açúcar, cv IACSP95-5000

É importante reforçar também que é esperado que os herbicidas causem sintomas de intoxicação visíveis na parte aérea das folhas. Entretanto, a intensidade dos sintomas é maior nas cultivares sensíveis e menor nas tolerantes.

Geralmente, nos primeiros 20 dias após aplicação é comum observar que os inibidores de caroteno causam manchas brancas, os inibidores de fotossistema II (FSII) causam amarelecimento, os inibidores da protox causam manchas marrons (pode lembrar até sintomas de ferrugem) e inibidores de ALS podem secar as pontas das folhas e limitar temporariamente o crescimento.

Outros sintomas também são esperados, a exemplo do menor perfilhamento ou redução de altura, ou ainda comprometimento do teor de clorofila, dentre outros. Mas, se na aplicação do herbicida foi considerada as recomendações do fabricante, a cana-de-açúcar se recupera da sintomatologia e o reflexo na produtividade não supera os 8%.

Ausência dos sintomas de intoxicação visíveis nas plantas

Perfil isoenzimático da α-esterase influenciado pela aplicação de herbicidas. Bandas escuras nos tratamentos herbicidas (T1 a T4) e claras na testemunha (T5), indicando o estresse causado pelos herbicidas.

Mas, há também herbicidas que não causam sintomatologia visível nas plantas, particularmente quando a cultivar apresentar tolerância natural à ação tóxica da molécula. No campo, os técnicos costumam chamar esse processo de “fito oculta”. Entretanto, é errôneo associar ausência de sintomas visíveis de herbicidas nas folhas para com menores prejuízos no desenvolvimento e produtividade do canavial.

Nesse sentido, salienta-se que mesmo que as plantas de cana-de-açúcar não apresentem sintomas visíveis nas folhas, algum prejuízo metabólico pode ser causado. É comum, nesses casos, que alterações em enzimas relacionadas ao alívio do estresse celular sejam detectadas, mostrando que o metabolismo da planta está sobre a ação tóxica do herbicida. Assim, o estresse metabólico (celular) também pode interferir no desenvolvimento da cana-de-açúcar.

É compensador aplicar herbicidas nos canaviais?

Nessa conversa, o que é certeiro é que se o tratamento herbicida for aplicado de acordo com sua recomendação, independente de causar sintomas visíveis ou invisíveis na parte aérea da cana-de-açúcar, algum “efeito colateral” será proporcionado sobre o desenvolvimento da cultura. Mas, a resposta negativa dificilmente superará 8% de prejuízo sobre a produtividade do canavial, ao passo que a livre concorrência com plantas daninhas pode proporcionar prejuízo de até 85% na produtividade.

Carlos Azania

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow